09 dez Guarda – Corpo
Guarda – corpos, fique atento nas normas!
O sucesso de uma instalação começa no processo de medição, definição de folgas e elaboração do projeto. Se essa parte não for bem executada, pode comprometer a qualidade da obra e causar a necessidade de reparos com prejuízo de tempo e dinheiro.
A #Alubra segue as normas da ABNT de Guarda-corpos que estabelece as medidas ideais em algumas situações para auxiliar na execução de projetos.
Com relação ao vidro utilizado, segue hoje nossas orientações:
A norma ABNT NBR 14718 – Guarda Corpo para Edificações recomenda vidro laminado em guarda-corpo para segurança dos usuários por se tratar de um vidro de segurança composto por duas chapas de vidro intercaladas por uma película que, além de aumentar a resistência do material, retém os cacos de vidro em caso de quebra.
Para aumentar a resistência, podem ser utilizados laminados feitos com chapa de vidro temperado, mas não apenas uma chapa somente de temperado como muitos profissionais fazem no mercado. As normas técnicas recomendam o mínimo.
Em breve voltaremos com mais normas de instalações e materiais que devem ser utilizados. Por hora fique atento em todos os detalhes para tirar o máximo proveito desta opção incrível nos seus projetos!