02 fev Filme Yawanawá
Os Yawanawás, termo que significa “Povo da Queixada” (yawa: queixada; nawa: povo), Terra Índigena do Rio Gregório – Acre, buscam o equilíbrio entre o tradicional e moderno, atraindo a tecnologia de maneira limitada, mantendo viva a sua cultura, tradição e modo de vida.
Na década de 1930, estavam quase extintos, brigaram pela sobrevivência pois invadiam suas aldeias em busca da seiva do caucho – árvore de grade porte da qual se extrai o látex. Além da busca pelo produto, matavam os guerreiros e levavam as suas mulheres.
Já na década de 1970, foi a perseguição do trabalho escravo que assolou de maneira intensa a vida desse povo.
Contudo os guerreiros Yawanawá lutaram pela sua liberdade, se reergueram e hoje são um povo originário forte e reconhecido internacionalmente.
É uma das primeiras etnias a ter seu território que inclui áreas sagradas, demarcado pela Fundação Nacional do Índio (Funai), em 1984.
Vivem em casas de palafita para se proteger das enchentes e também dos animais. É um dos tipos de casas mais antigo do mundo, encontrado também na Europa, Ásia, América e África.
O telhado de muitas casas tem a cobertura de palha que é mais resistente do que o telhado convencional feito de amianto, apesar de também utilizarem, porém a palha resiste a fortes ventos e chuvas, duram até 10 anos, além de serem à prova d’água.
Nós da #Alubra fomos até a Amazônia para admirar, conhecer, aprender e se inspirar com o estilo de viver e de morar dos Yawanawá.
Continue acompanhando nossa campanha e descubra mais sobre o universo deste povo.
Afinal, quais são as portas e janelas que você precisa abrir?